Município de Campo Maior tem estilhaçador de madeira para prevenir incêndios

O Município de Campo Maior recebeu um estilhaçador de madeira, que vem, desta forma, reforçar a capacidade de resposta da autarquia na prevenção de incêndios rurais.

O presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, considera que este é um instrumento “muito importante, uma vez que anualmente, é necessário fazer a conservação das bermas das estradas, que muitas vezes têm ramos das árvores de maior porte e dimensão, que têm de ser podadas para minimizar o risco de incêndio”. A partir do próximo ano este “estilhaçador atrelado a um trator contribuirá para um concelho com o menor risco de incêndio possível”.

Existem equipas no município, dedicadas para a utilização deste estilhaçador, “o que permite assim retirar os restos de madeira e troncos que se encontram na berma da estrada, e que serão cortadas, nestas ações preventivas que o município vai levar a cabo”.

Este equipamento foi adquirido no seguimento da candidatura ao programa de Proteção Contra Riscos de Incêndios no Alto Alentejo, feita pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através de concurso público internacional, com o Município campomaiorense a assegurar o valor da contrapartida nacional correspondente de 15%.