Viana do Alentejo esteriliza de cães e gatos

O Município de Viana do Alentejo promove campanha de esterilização de cães e gatos. No âmbito de um pacote de medidas de apoio social, o Município de Viana financiou a esterilização de animais de companhia (cães e gatos).

Ciente dos benefícios deste procedimento cirúrgico e do encargo financeiro que este ainda representa, a medida destinou-se a munícipes carenciados economicamente, nomeadamente beneficiários do RSI (Rendimento Social de Inserção), desempregados inscritos no IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), portadores do Cartão Social do Reformado, Pensionista e Idoso de Viana do Alentejo e beneficiários dos Apoios Sociais. As candidaturas abrangeram cerca de 25 animais, entre cães e gatos.

Para além dos benefícios em termos de saúde pública e do bem-estar animal, visa reduzir o número de nascimentos descontrolados, desincentivar o seu abandono, bem como evitar a transmissão de doenças infeciosas.

Para além destes Apoios Sociais, o Município de Viana do Alentejo continuou com o Programa CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) em colónias de gatos silvestres, como forma, entre outras, de controlo da população destes animais.

No ano de 2020, até final de novembro, foram esterilizados cerca de 70 gatos de rua, o que se traduz numa redução de centenas de ninhadas indesejadas e, consequentemente, redução de dezenas de animais que não teriam donos, representando um investimento de mais de três mil euros.

Este processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um corte na orelha esquerda (sinal internacional de gato de rua esterilizado), identificação eletrónica, desparasitação e, por fim, devolução à colónia. Para além dos gatos, os cães que estão no Abrigo Municipal são entregues esterilizados, com vacina antirrábica, identificação eletrónica e desparasitados.