Cooperativa Minga no Ambiente em FM desta semana

A Minga é uma experiência de economia solidária em Montemor-o-Novo. A Minga é um projeto autofinanciado, que vive principalmente do entusiasmo dos seus membros. Na Minga cada membro é um prosumidor: tanto pode produzir como consumir nos diferentes ramos da cooperativa.

A Minga orienta-se pela promoção de práticas sustentáveis em termos ecológicos, económicos e sociais, com uma estratégia que assenta na redução da intermediação, tornando os preços dos produtos mais acessíveis; operação de uma loja própria, podendo praticar margens baixas comparativamente com outras no mercado; desenvolvimento da secção de Serviços, incluindo oferta de profissionais das mais variadas áreas (habitação, educação, saúde e bem estar, entre outras); facilitar acesso a produtos e serviços de origem local e promoção do autoemprego através do apoio de uma equipa multidisciplinar”, de acordo com José Janela (na foto), da Quercus.

A Minga foi criada após a realização do Fórum de Cooperativas de Montemor, em Dezembro de 2014 e é o tema da edição desta semana do Ambiente em FM.