Elvas já tem iluminação de Natal (c/ fotos e vídeo)

A iluminação de Natal em Elvas já foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 30, ao som do grupo Roncas d’ Elvas, que atuou na Praça da República.

Esta é uma iniciativa da Associação Empresarial de Elvas, em parceira com o município e a Escola Secundária D. Sancho II. A partir de hoje, quem se deslocar à Praça da República pode apreciar a árvore de natal iluminada e, ao percorrer as várias artérias do centro histórico, já é visível o espírito natalício que se faz sentir.

Para João Pires, presidente da Associação Empresarial de Elvas, esta altura assume-se como “o momento de arranque do Natal, em Elvas, das nossas tradições, num Natal diferente, devido à pandemia, mas é um Natal de esperança, harmonia e de preocupação, sem perder o espírito natalício.

O presidente da Associação afirma ainda que, este ano, o mais importante é a entreajuda e enaltece o investimento feito para ajudar as pessoas, os empresários e o comércio local. João Pires acrescenta ainda que este “é um Natal que, apesar de ser diferente, não perde as tradições. Dentro das limitações que existem, o importante é fazer um Natal com as tradições da cidade”.

As Roncas d’Elvas não poderiam deixar de estar presentes, como é já habitual, nesta inauguração do Natal, na cidade. Roberto Dores, do grupo, afirma que “este é um momento quase solene de inaugurar a iluminação, para um Natal tão importante para o comércio e vida quotidiana da cidade”. Hoje, “sendo o dia que é e tendo em conta a pandemia, temos uma razão de sobra para estar aqui presentes, com o maior orgulho do mundo, para dar esperança às pessoas”. A função das roncas é “trazer uma mensagem de esperança e de animar a a quadra natalícia, dentro do possível”. A tradição “vive na cidade e Elvas tem uma tradição muito marcada nesta época”.

A iluminação em Elvas já foi inaugurada. População e visitantes da cidade podem já apreciar esta iluminação nas ruas do centro histórico, até dia 6 de janeiro.