Futebol: U. Montemor goleia Cortiço por 8-0

IMG_9164No serão desta sexta-feira, 27 de novembro, realizou-se a 8.ª jornada da Divisão de Elite e da Liga AFE, onde foi realizado um minuto de silêncio em todos os jogos, em memória de Saúl Grosso, Vice-Presidente do Sporting Clube de Viana do Alentejo, falecido na madrugada do dia 25 de novembro.
Quanto ao futebol, destaque para o derby do concelho de Montemor-o-Novo, com o Grupo União Sport a golear o Fazendas do Cortiço por 8-0, no Estádio 1.º Maio. Também na Elite, o Estrela Escouralense, numa partida também com muitos golos, bateu por 4-3 o Monte Trigo. Já o Cabrela, na Liga AFE, teve o seu jogo com o Tourega adiado para 9 de dezembro.

Falemos do derby que a RNA acompanhou com relato. O Grupo União Sport – Fazendas do Cortiço. A equipa da casa apresentou-se com uma alteração em relação ao jogo anterior, com a entrada de Marvin para o 11 titular. O Cortiço chegou ao 1.º de Maio com Francisco Martins a ter um leque de soluções praticamente inexistente, com as lesões e castigos a criarem muitos problemas, numa equipa já de si com limitações. O União demonstrou cedo que era de outro campeonato. Aos 6 minutos, na primeira ocasião que teve, o União inaugurou o marcador. Após cruzamento da direita de Pipo, o guarda-redes do Cortiço socou a bola, mas esta foi na direção de João Machado que aproveitou de cabeça para fazer balançar as redes da baliza à guarda de Ricardo. A primeira meia hora foi de sentido único, com um Cortiço muito remendado e o União a carregar. Aos 32 minutos, depois de cruzamento da direita, Miguel Serrano finta curto e chutou forte para o segundo da noite.

Aos 38 minutos, o Cortiço tem mais uma infelicidade, com Lucas a sair lesionado, sendo substituído por Pedro Nabo, que se estreou a jogar esta época, após ter sido inscrito esta semana. Pouco depois, o União esteve muito perto de marcar novamente, com Pipo de livre a enviar a bola à trave. Ao intervalo o União vencia de forma confortável por 2-0, sendo muito notórias as diferenças entre os dois conjuntos, onde o União não jogou de forma brilhante, mas podia estar a vencer por maior diferença, face ao seu volume ofensivo. Quanto ao Cortiço fez o que pode com as armas que tinha.

A 2.ª parte iniciou com Luís Madeira a entrar ao intervalo, rendendo Rui Pereira, tendo assim oportunidade para jogar 45 minutos, demonstrando que é opção e que com ele a “bola não chora”. Aos 54 minutos, o Cortiço ía de mal a pior, com Fabinho a lesionar-se na coxa, sendo substituído pelo guarda-redes Pedro Prates, que entrou para ponta de lança.

Aos 65 minutos, João Azinhais entra na área adversária e cruza para João Machado bisar na partida. Pouco depois, e por protestos, o treinador Adjunto do Cortiço, Pedro Vieira, e o jogador Cláudio Peixe, ambos no banco de suplentes, são expulsos. Aos 74 minutos, Ricardo Bernardo cruza, com Paulo Pinheiro a cabecear para Marvin encustar para o 4.º golo da noite. O União faria dupla substituição aos 75 minutos, entrando Luís Tirapicos e João Diniz, para os lugares de Ricardo Bernardo e Miguel Serrano. Depois houve 2 golos de rajada para o União, aos 77 minutos, num auto golo, e aos 79 minutos seria Pipo a fazer o 6.º da noite. Pouco depois, e em noite também de estreias, Diogo Ferreira e o jovem guarda-redes Rui Anes, iriam render Pipo e o capitão Nuno Brás. Aos 87 minutos, o União marcou o seu 7.º golo, com Marvin a bisar no encontro e, aos 91 minutos, o defesa central Paulo Pinheiro fechava a contagem nos 8-0.

Numa partida sem grande história, O GUS venceu de forma tranquila, numa noite que permitiu muitas estreias na formação alvinegra. Uma palavra para o Fazendas do Cortiço que, apesar das enormes dificuldes que enfrenta, saiu de campo de cabeça erguida, com os seus jogadores a honrar a camisola do primeiro ao último minuto, deu tudo o que tinha e merece o nosso aplauso.

Resultados:
Divisão de Elite: Arraiolense 0-2 Redondense, Escouralense 4-3 Monte Trigo, Lusitano Évora 0-1 Alcaçovense (inversão de jornada), U. Montemor 8-0 Fazendas do Cortiço (inversão de jornada), At. Reguengos 0-0 Corval (adiado 16/12), Portel 0-0 Canaviais (adiado 16/12), Sp. Viana 0-0 Estrela Vendas Novas (adiado 16/12). Descansou: Aguiar.

Liga AFE: Estremoz 2-1 Lusit. Évora SAD B (20h00), Borbense 0-2 O Calipolense, Perolivense 0-4 Arcoense, Oriolenses 2-1 Outeiro, Vera Cruz 1-1 Santana do Campo (21h15), Cabrela 0-0 Tourega (adiado 9/12). Descansou: Bencatelense