ARCA decorre em Montemor-o-Novo até sábado

A ARCA – arquivo e cinema está a decorrer em Montemor-o-Novo durante este mês de novembro, com uma programação que pretende promover e despertar o interesse pelo cinema.

O programa não consiste apenas na exibição de filmes, é expandido, transdisciplinar e transgeracional, indo para além do clássico ato de assistir ao cinema.

Como explica Hortênsia Menino, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, a programação baseia-se sobretudo” nas relações entre pessoas, entre pessoas e a natureza e entre a condição humana e o seu futuro, sendo que o conceito e a forma desta edição convergem em torno do arquivo familiar, do intimismo, da solidão, da experiência, da memória e da fragmentação dos meios de comunicação”.

A presidente convida a população para que assista aos diversos espetáculos, que “cumprem com todas as normas da DGS”, com lotações limitadas e bilhetes gratuitos disponíveis on-line, no Posto de Turismo e nos locais dos eventos.

Nos próximos três dias, dias 26, 27 e 28 a iniciativa decorre no Teatro Curvo Semedo, a partir das 21.30 horas, depois de ter também passado pela freguesia de Foros de Vale de Figueira. Assim, hoje, dia 26 é exibido o filme “Amor Fati”, de Cláudia Varejão; amanhã tem lugar a performance “Álbuns da Terra”, de Tânia Dinis; e na sexta-feira, o último dia da iniciativa é exibido, em live “Cine Voyage”, por Vítor Rua.