Fadista elvense Carla Isabel a concurso no EDP Tanto Fado

A fadista elvense Carla Isabel está a concurso no EDP Tanto Fado: uma iniciativa da EDP na área da música e que visa apoiar e promover o talento nacional.

Carla Isabel, apesar de cantar fado há cerca de vinte anos, de forma amadora, confessa que nunca participou em nada do género, sendo que gostaria muito de vencer o concurso. “Mas será difícil, porque há bastante gente a participar e há vozes fantásticas”, acrescenta.

Neste concurso, os participantes dão-se a conhecer em vídeo, com uma atuação. Carla Isabel escolheu o tema “Voltaste”, de Maria da Nazaré. “É um fado que me diz bastante e a Maria da Nazaré é uma das minhas inspirações. É uma grande fadista, mas não é muito conhecida, porque não entrou muito na ribalta. Já cantei algumas vezes com elas, tive esse privilégio”, revela.

Nesta atuação, que está a concurso, a fadista é acompanhada por Nuno Cirilo na Guitarra Portuguesa e por Miguel Monteiro, na Viola de Fado.

O grande vencedor do concurso irá editar um álbum com a Sony Music e ainda atuar no palco EDP Fado Café, na próxima edição do festival NOS Alive. Para a fadista elvense, gravar um álbum seria “um sonho” tornado realidade.

Para votar na Carla Isabel, até dia 29 deste mês, é necessário ir até à página da EDP Tanto Fado e procurar pelo nome da artista elvense. Depois, é só fazer login e votar (pode votar aqui).

Entre todos os fadistas inscritos serão selecionados 16 candidatos para a semifinal, sendo que seis serão escolhidos através de votação no site do concurso e os restantes dez serão por escolha direta do júri, tendo em conta a dicção, compasso, interpretação, afinação, melodia e técnica vocal. Os semifinalistas serão anunciados no dia 2 de dezembro.

A iniciativa tem como embaixadora a fadista Carminho, que fará parte de um workshop exclusivo com os finalistas e irá atuar na grande final do concurso, agendada para 20 de dezembro.