UCI de Portalegre tem ocupadas três das cinco camas

O hospital de Portalegre tem a única Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do distrito. O serviço tem cinco camas; de momento, três estão ocupadas.

Segundo a Rádio ELVAS conseguiu apurar junto da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a Unidade de Cuidados Intensivos, instalada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, tem, neste momento, três doentes internados, tendo capacidade para cinco.

Os aumentos acumulados de novos casos diários de Covid-19 têm vindo a pressionar diariamente o Serviço Nacional de Saúde. Há regiões do país, como o Norte, em que a taxa de ocupação em UCI ultrapassa os 90%, em alguns hospitais.

Em resposta, o primeiro-ministro, António Gosta, anunciou mais camas e mais unidades de cuidados intensivos, sendo que, até ao final do ano, vão ser criadas mais 50 vagas. “No início desta pandemia estávamos no último lugar do número de camas de Cuidados Intensivos por 100 mil habitantes, em toda a Europa. A nossa meta é chegar ao início de março, um ano depois do início da pandemia, com o número de camas em UCI idêntico ao da União Europeia”.

António Costa reconhece que isto “é uma luta contra o tempo, pois temos de fazer, no espaço de um ano, o que em décadas não foi feito”.