Projeto de Campo Maior tem Selo Europeu de Qualidade

“Country from a box” é o nome do projeto e-twinning que valeu a distinção da professora Rute Parente, docente no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, com o Selo Europeu de Qualidade.

Já no ano passado o projeto desta professora tinha sido distinguido com este selo a nível nacional. Vanessa Algarvio, responsável pela modalidade e-twinning, no Agrupamento de Escolas de Campo Maior, explica que “o projeto tinha como objetivo a partilha de referências culturais, entre alunos, de vários países da europa, que colocavam em caixas os seus conhecimentos sobre diversos países europeus”.

O projeto Country from a box foi desenvolvido em parceria com escolas da Alemanha, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Letónia, Lituânia, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Áustria. Teve objetivo principal melhorar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes países europeus, no Ano Europeu da Herança Cultural. Cada parceiro preparou e enviou para cada um dos outros parceiros uma caixa cultural que continha informação diversa (a bandeira nacional, o hino, a herança literária, as invenções, a comida tradicional, tradições,…).

Participaram neste projeto a turma de Percurso Curricular Alternativo e a maioria dos professores do seu conselho de turma. Entre todos “construíram” a caixa cultural, fazendo deste um projeto bastante dinâmico, em que alunos e professores estiveram sempre motivados na sua concretização. A colaboração entre a equipa nacional e os parceiros internacionais foi constante e culminou com o envio e a receção das diversas caixas culturais. O chegar de cada caixa era recebida com grande entusiasmo, uma vez que cada uma estava repleta de surpresas que, esperamos, tenham sido inesquecíveis, principalmente, para todos os alunos envolvidos.