Alzheimer é o tema do De Boa Saúde

A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crónica e a forma mais comum de demência. A doença manifesta-se lentamente e vai-se agravando ao longo do tempo.

Os sintomas mais comuns são “o esquecimento e a confusão mental, ao ponto de nem conhecerem os familiares mais próximos”, como nos referiu o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do programa De Boa Saúde.

“Há pessoas com Alzheimer que nem conseguem relacionar a pessoa com o filho. Mas não começa assim. É necessário estar atento quando um familiar ou amigo começa a esquecer coisas de rotina. Algumas pessoas esquecem o dia em que nasceram ou o local onde vivem. E isso é grave”.

Apesar de não haver cura para a Alzheimer, Pintão Antunes recorda que “há medicamentos que permitem atrasar a doença”.

As pessoas com Doença de Alzheimer tornam-se confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmas quando colocadas frente a um espelho.

A Doença de Alzheimer é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes (na foto).