Margarida Azinhais, lista T: “quero dar voz a todos os alunos”

Os dois cabeças de lista às eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, Margarida Azinhais e Jerónimo Fitas, foram convidados a estar nos nossos estúdios para debater as ideias das suas listas para a Secundária elvense.

Apenas Margarida Azinhais, aluna do 12º ano, na Escola Secundária D. Sancho II em Elvas compareceu, ela que é candidata, pela lista T, à presidência da Associação de Estudantes. A candidata foi entrevistada esta tarde de terça-feira, dia 27, na Rádio ELVAS para nos apresentar as propostas para este ano letivo, para a Associação de Estudantes.

Margarida Azinhais, natural de Campo Maior, começou por referir que veio para Elvas no 10º ano e o ano passado fez parte da lista da atual presidente, Carlota Barradas, que considera que “foi uma boa líder”. Margarida afirmou ainda que “sou jovem, com os olhos postos no futuro e com objetivos traçados para fazer mais e melhor, e principalmente dignificar a representação do aluno”.

O plano de atividades proposto pela lista T, composta por 17 elementos, é extenso e Margarida reforça que a pandemia ajudou “a reinventar-se”. As propostas podem realizar-se, mesmo que as normas da DGS se alterem, algumas dessas propostas passam por “voluntariado no canil municipal de Elvas, palestras sobre homossexualidade e racismo, palestra dedicada a alunos do 12º ano, com profissionais de diversas áreas sobre desempenho de atividades profissionais, uma outra de política sobre partidos existentes e ideais de cada um, e ainda sobre a Covid-19, com um profissional de saúde”.

A lista presidida por Margarida pensou numa parceria com a Arkus, em que um elemento desta associação irá ajudar alunos com técnicas de oratória”. Também a promoção da atividade física integra as suas propostas, com a realização de desporto através das redes socias, para que os alunos “façam desporto mesmo sem sair de casa”. Ao nível do desporto irão organizar torneios de basquetebol e futsal, entre outros.

Outra das propostas apresentada pela Lista T é a colocação de um SOS feminino nas casa de banho, que inclui pensos higiénicos e tampões, algo que a candidata considera “que é fundamental”.

Margarida afirma também que foi elaborado um plano de Contingência, face à pandemia e dessa forma as palestras podem decorrer através da plataforma Zoom, por exemplo, para que os alunos assistam e escolham as que lhes são mais úteis, a nível do desporto fica impossibilitada a retirada de máscara até ao início do jogo, as mesas e cadeiras serão desinfetadas, entre jogos, e as equipas deverão ter dois jogadores suplentes, para o caso de um deles ter uma temperatura corporal elevada, não interfira com a realização do jogo. Os torneios vão decorrer “em contra horário escolar, para que os alunos não tenham que faltar às aulas”.

A lista T, afirma Margarida pretende chegar a todos os alunos da escola, de modo “a dar-lhes voz e a proporcionar-lhes experiencias que não foram possíveis noutros anos”. Por fim, a candidata à presidência da Associação de Estudantes apela todos alunos “para que votem na lista T porque é a lista que vos vai dar voz e vai fazer com que os alunos se reinventem, Votem T porque é tempo de mudar por ti”.

As eleições para a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II decorrem amanhã, quarta-feira, dia 28, e a sufrágio está também a lista V, encabeçada por Jerónimo Fitas.