Poço descoberto no Largo dos Paços do Concelho de Montemor

Foi descoberto um poço, que está na origem do topónimo da rua do Poço Tapado, e que foi devidamente preservado, protegido e ficará intocado, tendo a sua água sido captada para a Fonte de Nª. Srª da Conceição.

A estrutura que foi encontrada possui pelo menos duas fases de construção: uma fase medieval com construção de pedra seca; outra fase moderna com a construção de uma abóbada com blocos em granito e onde se verificam várias marcas de canteiro. Posteriormente o poço é tapado e assim permanece até meados do século XX, sendo que o poço nesta altura é novamente coberto com uma laje em betão.

A descoberta foi feita durante o acompanhamento arqueológico da intervenção de renovação das infraestruturas do Largo dos Paços do Concelho, Rua Teófilo Braga e Terreiro de São João de Deus, uma intervenção integrada no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

No séc. XVII é referido como um dos chafarizes da vila. Em 1698 a câmara encarregou um pedreiro das obras “que se haviam de fazer no Poço Tapado desta vila e o chafariz de donde lhe vai a água do dito poço, com a obrigação de se limpar e desentulhar o dito poço e assim mais de se alevantar acima o que era necessário e fazer seus remates necessários para que a obra ficasse lustrosa.”