Uma ambulância transportou, este sábado, um doente idoso com teste positivo já realizado, para o Hospital Santa Luzia de Elvas.
O Covidário instalado em abril junto da urgência, encontra-se encerrado, situação que segundo a Rádio ELVAS soube no local, já se verifica há bastantes meses.
Dado que o Covidário se encontra encerrado, o bombeiro que realizou o transporte teve que se dirigir à admissão da urgência do Hospital, para proceder à entrada do doente COVID, tendo entrado dentro do espaço onde todas as pessoas circulam, contrariando a regra que foi apresentada à Rádio ELVAS onde todos os acompanhantes e doentes COVID ficariam isolados dos restantes doentes da urgência do Hospital.
Depois de efetuado o registo, o bombeiro dirigiu-se à ambulância, para com outro colega, acompanhar o doente que deu entrada depois pelo seu pé pela porta do circuito Covid do Hospital de Santa Luzia.
Os bombeiros e o doente circularam pela zona da urgência sem que o local tenha depois sido desinfetado.
Após deixar o doente, os bombeiros despiram o equipamento de proteção individual na rua, a poucos metro da porta da urgência, no passeio por onde circulam todos os que acedem à urgência. Questionados, os bombeiros afirmaram não ter um local próprio para mudar de roupa.
O equipamento de proteção foi depositado em sacos do lixo e entregues junto ao Covidário.
Todas as pessoas que se encontravam local, doentes e acompanhantes, manifestaram a sua preocupação e desagrado pela situação que alegadamente já terá acontecido anteriormente.
A Rádio ELVAS solicitou um comentário à situação aqui relatada sem qualquer resposta até esta hora (16:30h 19/10/2020).