Aplicação Life Lines regista animais atropelados

App life linesA colisão de veículos com animais selvagens é um problema para a conservação da natureza cada vez mais comum, podendo inclusive colocar em risco a vida dos condutores. Compreender o que leva um animal a atravessar a estrada é crucial para a segurança de todos.

Na edição desta semana do programa “Life Lines FM”, na Rádio ELVAS, a bolseira do projeto, Sofia Eufrásio, explica como funciona a aplicação Line Lines.

A aplicação Life Lines foi desenvolvida pelas infraestruturas de Portugal com o apoio da Universidade de Évora. “Tem como função o registo de animais atropelados que após validação pela equipa do projeto Life Lines irão integrar uma base de dados nacional de animais atropelados”, salienta Sofia Eufrásio.

Estes dados irão ser utilizados para fins científicos, bem como para implementar medidas para a proteção da fauna e “promoção da criação de uma infraestrutura verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade”, salienta a bolseira.

Para além disso, esta também pode salvaguardar a segurança dos condutores, uma vez que identifica pontos negros de mortalidade de fauna.