“Espécie do Mês” no “Ambiente em FM” desta semana

O Núcleo de Portalegre da Quercus lançou recentemente uma rubrica, na sua página de Facebook, onde dá destaque a uma espécie de fauna ou flora, a cada mês do ano.

Segundo José Janela, da associação ambientalista, esta rubrica “pode contribuir para o conhecimento dos valores da biodiversidade”, dando destaque, por mês, a uma espécie que exista na região.

“Este é também o último ano da década das Nações Unidas para a biodiversidade, que tem como objetivo combater a perda da biodiversidade e fazer com que as preocupações com a biodiversidade premeiem o Governo e a sociedade”, explica ainda Janela.

A primeira espécie a ser divulgada pelo Núcleo de Portalegre da Quercus é o carvalho negral, o símbolo da associação. “Aqui no Alentejo encontramos o carvalho negral no Parque Natural da Serra de São Mamede; também em Nisa, num montado onde existe agricultura e pastagem, por baixo, ao mesmo tempo que há produção florestal; encontramos ainda na zona de Montemor-o-Novo, no sítio de Monfurado”, adianta José Janela.

O carvalho negral, enquanto a espécie do mês do Núcleo de Portalegre da Quercus, é o tema em destaque, esta semana, no “Ambiente em FM”, com José Janela, na Rádio ELVAS.

Para ouvir aqui: