Consulta pública sobre desenvolvimento rural no “Espaço Europa”

Está a decorrer a consulta pública para desenvolvimento rural, promovida pela Comissão Europeia. As consultas públicas, têm como objetivo recolher o parecer da população acerca vários temas.

Para Ana Pereira, do gabinete Europe Direct do Alto Alentejo, a consulta pública é um dos principais instrumentos de democracia que a Comissão Europeia tem para a opinião dos cidadãos, e “com base nisso a Comissão prepara um relatório com propostas legislativas, apoios, entre outros, para desenvolver o que foram as necessidades que saíram destas consultas públicas”.

A Comissão Europeia pretende ter uma visão a longo prazo e quais as medidas que deve propor para desenvolver e respeitar as zonas rurais. Desta forma, convida todos os cidadãos a responderem a esta consulta para saber “as necessidades identificadas nas zonas rurais, o que faz falta para que possam desenvolver e oferecer qualidade de vida a quem nelas habita vive, e o que as torna atrativas, ajuda a perceber o que se pode desenvolver e o que se pode manter nestas zonas”.

As infraestruturas transfronteiriças são também abordadas nesta consulta pública, para apurar “se estamos num elevado nível de cooperação e interação ou, se ainda faz falta mais infraestruturas e equipamentos comuns”.

A consulta pública sobre desenvolvimento rural está disponível em europedirect.ipportalegre.pt e pode ser preenchida até dia 30 de novembro.