Barragem do Caia com 30% da capacidade

O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia, atualmente, é de 57 milhões metros cúbicos, o que corresponde a 30% da sua capacidade máxima, com o nível da água à cota 221,81 metros. Esta cota está cerca de dez metros abaixo da cota da albufeira quando está cheia.

A situação do nível da água, relativamente ao ano passado, “é mais favorável, uma vez que o ano passado a cota era de metade da capacidade atual”, como refere Luís Rodrigues, da Associação de Beneficiários do Caia. Em 2019, o volume de água armazenada era, por esta altura, de 29 milhões de metros cúbicos, o que correspondia a 15% da capacidade máxima da barragem, com o nível da água à cota 216,78 metros.

A chuva que caiu durante todo o inverno e nos meses de março e abril “foi favorável” à campanha de rega este ano, embora com algumas restrições foi possível fazê-la podendo fornecer aos agricultores de um volume mínimo para as suas culturas. Luís Rodrigues afirma ainda que “embora a campanha de rega tenha começado com algumas restrições, ainda foi possível armazenar um valor mínimo de água para a campanha do próximo ano”.

A albufeira do Caia tem margens nos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.