Alcáçovas (Viana do Alentejo) na rota da estrada nacional 2

No ano em que celebra 75 anos de existência, são cada vez mais aqueles que se fazem à estrada, à Estrada Nacional 2, que liga Chaves a Faro, para redescobrir o que de melhor o interior do país tem para oferecer.

Ao longo de quilómetro 739 da EN2 que atravessa 11 distritos e 35 concelhos, entre os quais o de Viana do Alentejo, são inúmeras as paisagens, entre serras e planícies, lugares e cidades, carregados de história, mais de uma dezena de rios, e muitas festas populares e tradições que enriquecem o nosso território.

Exemplo disso são os ofícios tradicionais como o fabrico de chocalhos que pode ser apreciado ao quilómetro 551, na freguesia de Alcáçovas, classificado pela Unesco, como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, em 2015.

No Paço dos Henriques, onde se situa o Posto de Turismo, os turistas podem conhecer de perto a história desta arte secular e a exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos. Aí, podem, também, carimbar os passaportes, editados pela Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2.

Mas, há muito mais para ver e descobrir em Alcáçovas e no concelho de Viana do Alentejo, o património material e imaterial, a cultura, a gastronomia, as tradições e as suas gentes, num roteiro pela mítica nacional 2, a maior estrada que liga o norte ao sul do país.