Viana do Alentejo integra Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo

Lançado em setembro de 2019, o projeto “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” dá a descobrir o Concelho de Viana do Alentejo.

O projeto, que atravessa 44 concelhos, visa resgatar a história e o simbolismo da fé e da espiritualidade para peregrinos e caminhantes, através da oferta de experiências que permitam não só descobrir paisagens, hábitos e tradições, mas, sobretudo, a vivência do património religioso existente nos diversos territórios.

Segundo João Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, o Santuário de Nossa Senhora d’Aires “é o ponto de conclusão do percurso que começa em Cuba. Por outro lado, o caminho que segue em direção a Évora também começa aqui”.

Por outro lado, o vice-presidente reconhece a importância que os Caminhos de Santiago assumem a nível nacional: “não nos podemos esquecer que, para além da componente religiosa, estes caminhos ajudam a divulgar a gastronomia e tradições dos locais por onde passam os peregrinos”.

Recorde-se que os Caminhos de Santiago têm como destino a Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, e atravessam Portugal de Norte a Sul, sendo a terceira maior rota de peregrinação cristã do mundo.