Programa Cidadãos Ativ@s em Évora no dia 28

Évora vai receber, no dia 28 de setembro, vários workshops presenciais no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s, um incentivo da Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, para o desenvolvimento de projetos de organizações não-governamentais (ONG) portuguesas.

A iniciativa, cujas candidaturas já estão abertas, pretende distribuir quatro milhões de euros pelas propostas selecionadas, e as candidaturas encerram, segundo os eixos de atuação, entre 4 e 11 de dezembro de 2020, refere nota publicada no portal da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

O Programa Cidadãos Ativ@s visa fortalecer a sociedade civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos mais vulneráveis, lançando quatro concursos em quatro grandes eixos: eixo 1, Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica; eixo 2, Apoiar e defender os Direitos Humanos; eixo 3, empoderar os grupos vulneráveis; e eixo 4, Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil.

No próximo 18 (sexta-feira), vai realizar-se uma sessão de esclarecimentos, presencialmente na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e também através das plataformas digitais. Esta sessão será então complementada com a organização de workshops presenciais, a decorrer em Évora, com vista a garantir o mais amplo acesso aos concursos, designadamente por parte das ONG do interior.