Avis retira uma tonelada de lixo das margens do Maranhão

O Município de Avis assinalou o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com uma ação ambiental denominada “Albufeira do Maranhão + Limpa”.

Esta ação ecológica foi desenvolvida em parceria com as juntas e uniões de freguesias do concelho, Estação Náutica de Avis e associações concelhias aderentes e contou com a participação de cerca de 40 cidadãos de diferentes gerações. Estas pessoas, de forma voluntária, quiseram contribuir para a limpeza das margens da Albufeira do Maranhão, através de uma recolha de resíduos ali depositados, entre garrafas e sacos de plástico, vidro, latas, papel, eletrodomésticos, pneus e muitos outros materiais nocivos ao ambiente, numa ação que, pela observação efetuada, após compilação dos volumosos sacos, atingiu o total de uma tonelada de lixo.

A ação decorreu na Zona Entre Pontes, Zona dos Pinheiros, Nossa Senhora d’Entre Águas e Zona da Carapeta, tendo o Município de Avis disponibilizado viaturas para a recolha do lixo, previamente separado no local de apanha e encaminhado para as suas instalações, e também com a distribuição de kits de limpeza (sacos, luvas e máscaras) aos participantes na remoção de resíduos, antes mesmo do início dos trabalhos.

Em cada um destes locais, “vão agora ser colocadas placas de aviso de proibição de colocação de lixo, bem como da data da última limpeza efetuada”, afirma o Município, que faz “um agradecimento a todos os voluntários que tomaram parte neste projeto”.