Problemas ambientais potenciam a Covid no “Ambiente em FM”

Na semana passada no Ambiente em FM foi abordado o tema da Covid-19 de uma perspetiva biológica, esta semana são dados a conhecer os problemas ambientais que potenciam a Covid-19.

José Janela, da Quercus, explica que existem diferentes tipos de coronavírus e que causam doenças em várias espécies animais. O contacto de humanos com animais selvagens “potencia a passagem de vírus desses animais para os humanos, as chamadas zoonoses”. Assim, a Covid-19 mostra que “a saúde do planeta esta ligada à saúde do Homem, porque cerca de 60% das doenças infeciosas chegam até nós através dos animais”.

A emergência da Covid-19 colocou em evidência que “o facto de destruirmos a biodiversidade e o sistema que suporta a vida humana é prejudicial para o homem, ao avançar nos ecossistemas o Homem contacta com seres vivos com os quais nunca tinha contactado onde há passagem de vírus desses animais para o Homem e não existe imunidade podendo daí surgir novas doenças”, diz José Janela.

José Janela acrescenta que “para evitar pandemias, situações como comércio ilegal de animais e destruição de ecossistemas devem acabar”.