Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer é esta segunda-feira

O Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer assinala-se hoje, dia 21 de setembro.

A doença de Alzheimer é um tipo de demência, que afeta a memória e outras capacidades cognitivas. Rosália Guerra do gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa de Campo Maior esclarece é importante perceber que “a Alzheimer é um tipo de demência que acarreta problemas cognitivos, e coloca a pessoa num quadro de demência”.

O dia é assinalado pelo Gabinete Alzheimer Maior em conjunto com o projeto CLDS de Arronches, “desafiando as pessoas nas redes sociais a deixar uma foto de uma memória que não gostaria de esquecer, que a doença não comprometesse, e um vox pop para que as pessoas falem um pouco sobre o que lhes vem à memória quando falam na doença de Alzheimer”.

Rosália Guerra afirma que “existe ainda alguns estigmas relacionados com a doença de Alzheimer, porque existe uma pessoa que se mantém viva para além desta doença, não podemos reduzir a pessoa, há um conjunto de sentimentos e emoções que continuam vivos até ao fim, e esta mensagem é importante do ponto de vista de quem cuida, a pessoa permanece para alem da doença, que é apenas uma condição”.

A Rádio ELVAS foi para a rua tentar perceber de que forma as pessoas entendem a doença de Alzheimer, e como a definem.

Marcos Carvalho afirma que é uma doença que envolve “sofrimento e a compreensão é fundamental para a pessoa e para quem cuida”. Luís Brasão afirma que tem um familiar com a doença de Alzheimer e que, por vezes, “é difícil lidar com esta situação”.

Já Andreia Catarino considera que é importante dar “ênfase ao facto de a pessoa continuar a existir e continua a ser pessoas e há que respeitar esta parte.”

Pedro Correia enumera alguns dos problemas associados a esta doença, nomeadamente os que estão relacionados com “a memória” e deve ser “proporcionado o carinho e o apoio que qualquer ser humano merece”.

Dia Mundial da pessoa com Alzheimer que é assinalado hoje pelo Gabinete Alzheimer Maior da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.