Banda 14 de Janeiro sente Hino da Piedade de forma especial

A Banda 14 de Janeiro é elemento essencial nestas Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade. Não só no dia 20 de setembro, onde marcam presença nas arruadas pela cidade e na Procissão dos Pendões, como ao longo de todos os dias de festa animando elvenses e visitantes.

Este ano, a coletividade saiu à rua na manhã deste domingo e marcou presença na nossa emissão especial. Vicente Grenho, presidente da direção da banda, explica que “este dia é muito importante para os músicos”.

Enquanto elvense, Vicente lamenta que “não se veja a tradicional animação no Parque da Piedade”.

A Banda 14 de Janeiro foi criada em Fevereiro de 1952 na Sociedade Recreativa 1º de Dezembro que na altura lhe atribuiu o nome de Banda 1º de Dezembro. Por razões de ordem pessoal é desligada desta colectividade e em 12 de Janeiro de 1955 é-lhe, por Estatuto, atribuído o actual nome de Banda 14 de Janeiro.

A data de 14 de Janeiro tem um Forte e importante significado histórico para a cidade de Elvas, pois nela ocorreu e se comemora ano após ano a célebre “Batalha das Linhas de Elvas” em que se consolidou a independência Nacional e se estabeleceu o Feriado Municipal da Cidade de Elvas.