António Rocha e as sopas de tomate no São Mateus

A Feira de São Mateus, em Elvas, não se faz sem a presença dos Romeiros de Vila Boim e as famosas sopas de tomate.

António Rocha (na foto), elemento do grupo, explica, nesta emissão especial da Rádio ELVAS, neste dia 20 de setembro, que a tradição das sopas de tomate se iniciou consigo.

“Num dia em que eu não pude ir ao desfile, eles partiram de Vila Boim por volta das 8 horas. Eu, quando saí do serviço às 9 horas, fui para minha casa e disse que tinha de lá ir. Comecei a fazer as sopas de tomate e fui ter com eles”, conta.

“Era um tarro, que era para seis ou sete e as colheres começaram a bater umas nas outras e as sopas não chegaram”, acrescenta.

A partir daí, António Rocha decidiu começar a fazer, todos os anos, estas sopas, para todos aqueles que participam no cortejo que se inicia em Vila Boim, para além de algumas entidades convidadas.

De recordar que, neste dia 20 de setembro, os Romeiros de Vila Boim saem nas suas carroças em direção ao centro histórico de Elvas, descendo depois até à Piedade, onde são servidas as tradicionais sopas de tomate. Voltam a sair à rua, às 18 horas, para mais um desfile, na Avenida da Piedade.