Aos 94 anos, Maria José Rijo lança “Do Alentejo ao Alentejo”

“Do Alentejo ao Alentejo”: assim se chama a obra de Maria José Rijo, lançada na tarde deste sábado, 19 de setembro, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O livro, segundo a autora, retrata a região do Alentejo onde nasceu e cresceu – o Baixo Alentejo, assim como o Alentejo onde casou e viveu grande parte da sua vida – o Alto Alentejo.

“Este livro resulta da simpatia de um elvense, o senhor doutor Mário Cabeças e de duas senhoras encantadoras, que eu não conhecia, de quem agora sou profundamente amiga e a quem estou grata. Ele falou-lhes de mim, encontrámo-nos e elas quiseram ler algumas coisas que eu tivesse escrito, gostaram e o livro aconteceu”, explica a escritora.

Maria José Rijo explica ainda que sempre se lembra de dedicar o seu tempo à escrita, adiantando que esta acabou por ser uma alternativa ao trajeto que o destino lhe teria marcado.

Perante uma casa cheia, para o lançamento da obra, dentro das limitações impostas pela pandemia, a autora mostrou-se muito grata, assegurando que a sua idade avançada talvez seja um fator preponderante para ter contado com a presença de tantos familiares e amigos.

“Do Alentejo ao Alentejo” foi apresentado numa parceria entre o Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro e a Colares Editora. A obra conta com prefácio de Isabel Farias.