PSP atenta ao regresso às aulas

O ano letivo 2020-2021 tem início esta semana, com a maioria das escolas a iniciar as atividades letivas a partir de amanhã, quarta feira.

Nesse sentido, o Comando de Portalegre da Polícia de Segurança Pública está a desenvolver a Operação “ESCOLA SEGURA – Inicio Ano Letivo 2020/2021”.

Esta operação, que teve o seu início no dia 14 de setembro, decorrerá nas cidades de Portalegre e Elvas até ao próximo dia 25 e tendo em conta as áreas de intervenção do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, bem como o público-alvo (a comunidade escolar), as Equipas do Programa Escola Segura irão desenvolver ações de sensibilização nos vários estabelecimentos de ensino das duas cidades com o apoio sempre que necessário das valências de outras subunidades.

A Polícia de Segurança Pública tem grande tradição nesta temática, desde que iniciou na década de 80 o policiamento dedicado aos estabelecimentos de ensino. Também neste ano letivo, dedicaremos especial atenção à segurança dos 3 200 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativos (com exceção do ensino superior), respetivo pessoal docente e não docente e cerca de 1 milhão e 200 mil alunos.

Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como sejam Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e de Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.

Estas equipas irão priorizar a promoção da segurança pública em três áreas distintas:

(a)       Fiscalização do cumprimento das normas legais vigentes no âmbito da prevenção e combate à pandemia COVID19;

(b)       Prevenção de ilícitos criminais e contraordenacionais na comunidade escolar, e promoção da segurança no trajeto casa-escola;

(c)        Fiscalização de trânsito e segurança rodoviária.