Projetos do Alto Alentejo inscritos no Fórum Parlamentar Luso-Espanhol

O distrito de Portalegre viu vários projetos para o seu território serem inscritos nas conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, que decorreu entre domingo e segunda-feira, na Assembleia da Republica, em Lisboa.

As delegações parlamentares de ambos os países foram lideradas ao mais alto nível pelos presidentes dos respetivos parlamentos, Eduardo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República de Portugal e Meritxell Batet, Presidente do Congresso dos Deputados de Espanha.

O deputado do PS Luís Moreira Testa, eleito pelo distrito de Portalegre, participou no Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, fazendo parte do painel sobre as Relações Transfronteiriças e Infraestruturas, no qual assumiu a responsabilidade de integrar a equipa de redação das conclusões.

“A ambição está bem patente nas conclusões da reunião dos deputados ibéricos”, sublinhou o deputado socialista, que destaca a construção da Ponte Internacional sobre o Rio Sever entre Nisa e Cedillo e o desenvolvimento da ligação por Campo Maior à fronteira do Retiro e à Plataforma Logística Elvas-Badajoz entre os planos previstos no documento final do encontro.

A promoção desta plataforma logística, a aposta no projeto inovador de mobilidade ferroviária a hidrogénio no Ramal de Cáceres e na Linha do Leste, a implantação da linha de alta prestação Lisboa – Sines – Poceirão – Évora – Elvas – Badajoz – Cáceres – Madrid, bem como um Centro Ibérico de Energia Renovável com a participação do Politécnico de Portalegre, são outros planos também inscritos nas conclusões deste Fórum.

“A entrada destes projetos na agenda dos dois países é mais um passo na promoção da centralidade do Distrito de Portalegre no contexto da Península Ibérica”, defendeu Luís Moreira Testa, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.