“Vamos pôr em prática as regras que conseguirmos”, diz Paula Rondão

Um pouco por todo o país, as escolas preparam-se para receber alunos numa nova realidade: a realidade Covid-19. A instalação de material de desinfeção, a criação de corredores de circulação e o alargamento de horários foram algumas das medidas tomadas pelos estabelecimentos de ensino.

No Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, a Escola Básica 2,3 nº2 de Elvas vai aumentar o horário de funcionamento para conseguir dar resposta às necessidades dos alunos. Neste estabelecimento de ensino, “o segundo ciclo irá funcionar à tarde e o terceiro ciclo de manhã”, de acordo com Paula Rondão (na foto), diretora do agrupamento. “E porquê esta distribuição? Porque o terceiro ciclo tem uma carga horária muito maior e só assim conseguimos cumprir com as exigências”.

Também no primeiro ciclo e pré escolar os horários vão sofrer alterações: “as crianças vão ter horários diferentes de intervalo e de refeição. No que diz respeito ao almoço, uns alunos vão almoçar ao Centro Comunitário e outras à escola sede”, informou a professora.

Paula Rondão diz ainda que “as salas de aulas estão preparadas para ter o distanciamento possível porque com turmas de 24 alunos não é possível manter um metro e meio de distância. Vamos entregar um kit de três máscaras para todos os assistentes técnicos, auxiliares, professores e alunos do segundo e terceiro ciclo, equipámos as salas com material de desinfeção e estamos a fazer tudo o que nos é possível”.

Escolas adaptam-se para receber os alunos, em tempo de pandemia, já a partir da próxima quinta-feira, dia 17.