Alunos das Fontainhas mudados para a Boa-Fé

Os 15 alunos da Escola Básica e Jardim de Infância das Fontainhas, nove do primeiro ciclo e seis do pré-escolar, foram transferidos para a Escola Básica e Jardim de Infância da Boa-Fé.

Paula Rondão, diretora do Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, explica que “não se trata do encerramento da escola, mas sim de uma melhor gestão de recursos físicos e humanos. Tendo em conta o período de pandemia, o número de funcionários deve ser superior, para assegurar a limpeza do espaço e, ao mesmo tempo, evitamos as deslocações na hora de almoço, porque nas Fontainhas não há refeitório”.

Por outro lado, a diretora do agrupamento refere que vão “precisar de mais funcionários, devido à extensão do horário de funcionamento da escola sede, por causa da Covid. O rácio que o Ministério da Educação nos dá não é suficiente para manter tudo. É claro que temos que rentabilizar ao máximo os recursos humanos. Paralelamente, existir ali uma turma em que estão os quatro anos escolares numa só sala e em que, no pré-escolar também, só existiam quatro ou cinco alunos, o que também não é aconselhável a nível pedagógico”.

Os alunos que este ano passam a frequentar as instalações da Escola Básica e Jardim de Infância da Boa-Fé vão ter acesso ao refeitório sem precisar fazer deslocações.