Évora e o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial

No próximo dia 8 de setembro, terça-feira, a Câmara Municipal de Évora assinala o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial, promovido pela Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), este ano subordinado ao tema Património e Natureza.

Assim, vai ter lugar uma visita guiada ao Jardim Público de Évora, promovida pelo Posto de Turismo Municipal, de forma a dar a conhecer os elementos patrimoniais e naturais deste histórico jardim datado do século XIX. Com a anterior designação de Passeio Público, o atual jardim foi iniciado em 1863 sob direção do arquiteto e cenógrafo José Cinatti e reproduz o ideário romântico muito em voga no século XIX.

A visita está agendada para a manhã do dia 8 setembro, com início às 10 horas, junto à entrada do Jardim Público, na Rua 24 de julho. A participação é gratuita mas será necessária inscrição prévia até ao dia 5 de setembro para o email postodeturismo@cm-evora.pt . A participação é limitada a 20 pessoas.

O Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial foi estabelecido pela OCPM, em 1993, na cidade de Fez (Marrocos), aquando da fundação da organização. A OCPM agrupa atualmente cerca de 300 cidades, que têm no seu território locais inscritos pela UNESCO na Lista do Património Mundial. Évora tem desempenhado ao longo dos anos um ativo papel no seio desta organização e desenvolvido trabalho na preservação e defesa do património classificado.