Ampliação da Barragem dos Minutos a concurso público

A Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos tem a concurso público a Empreitada para a Ampliação do Aproveitamento Hidroagrícola dos Minutos. Em causa está um valor base de 4,7 milhões de euros.

De acordo com o presidente da associação, Francisco Mira, este concurso surge no seguimento do não aproveitamento total da capacidade da barragem, dando também, dessa forma, mais oportunidade aos regantes precários, isto é, regantes que “não pertencem ao perímetro, mas regam quando há água”.

“A barragem tendo uma certa capacidade, que nós já tivemos a barragem cheia por duas vezes, desde 2004 para agora, tínhamos uma situação de regantes precários e uma certa aptidão para aumentar o perímetro e, a partir daí, pensou-se em fazer-se este projeto de alargamento”, explica Francisco Mira.

Com este projeto, para além de se incluir os regantes precários no perímetro, pretende-se fazer um novo reservatório, a céu aberto, através do qual não será necessário, durante várias horas, bombear água para o bloco de rega, explica ainda o presidente da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos.

O previsto é que a obra esteja terminada no próximo ano, ainda que Francisco Mira aponte para 2022 a sua conclusão.