Campo Maior assinala domingo o Dia de Santa Beatriz

O Dia de Santa Beatriz da Silva celebra-se em Campo Maior, no primeiro domingo de setembro, pelo que a celebração, este ano, tem lugar no próximo domingo, dia 6.

Este é um dia bastante importante para a vila, explica a madre Maria dos Anjos, uma vez que a Santa Beatriz “é uma filha da terra, que entregou a sua vida ao Senhor, e Campo Maior tem aqui um exemplo muito grande de ver nesta Santa que Campo Maior também tem que ser santo”.

As celebrações têm início antes do dia de Santa Beatriz, assim, há “um período de preparação, entre hoje, quinta-feira, dia 3, e sábado, às 21 horas, no Mosteiro, em que há a reza do terço com exposição do santíssimo”, refere a Madre Maria dos Anjos.

Já no domingo, a missa que assinala o Dia de Santa Beatriz será às 11 horas na Igreja Matriz, sendo que antes há missa de domingo, como é habitual, no Mosteiro de Campo Maior.

Ainda no domingo não há a procissão como seria habitual, devido à pandemia de Covid-19, mas terá lugar, às 17 horas, um “cortejo, que percorre as várias ruas da vila, com a imagem de Santa Beatriz da Silva e o Beato Amadeu, com saída da Igreja Matriz”.

Santa Beatriz da Silva é muito importante para Campo Maior, onde nasceu em 1424 e veio a falecer em Toledo, Espanha, onde também fundou a sua obra.