Classificação salvaguarda envolvente ao Santuário da Piedade

Tal como a Rádio ELVAS noticiou anteriormente (ver aqui), a área classificada como Monumento de Interesse Público, da Igreja do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, foi ampliada.

A ampliação desta classificação “tem como objetivo salvaguardar todo o espaço envolvente ao Santuário uma vez que também ele é essencial para o valor que a zona da Piedade tem”, de acordo com Ana Paula Amendoeira (na foto), diretora Regional de Cultura do Alentejo.

“O monumento já estava classificado. O que se considerou nesta altura foi a ampliação da classificação para conservar a integridade simbólica do conjunto de interesse cultural. Para além do valor histórico, arquitetónico e artístico, que já estava consagrado com a classificação anterior, há também o testemunho raro das vivências religiosas que acontecem junto ao Santuário”, sublinhou a responsável.

A ampliação consta da envolvente próxima da Igreja do Senhor Jesus da Piedade, nomeadamente, o adro e escadarias do templo, o corpo que lhe é adjacente, o Jardim da Fonte da Fé e o recinto delimitado pelo antigo muro do santuário, incluindo a entrada monumental e o chafariz no seu interior.