Mestre de Avis vai ter obra de arte pública na vila

O Município de Avis vai lançar um concurso que tem como objetivo a criação de uma obra de arte pública destinada a homenagear D. João I, Mestre de Avis. Esta iniciativa visa promover a criação de uma peça de arte escultórica com três metros de altura, de carácter simbólico, que evoque a memória histórica de D. João I, “contextualizada no presente, olhando para o futuro, numa visão atual, contemporânea e integradora da sociedade atual”, a instalar num espaço emblemático do Centro Histórico de Avis, o Passeio do Mestre D. João I.

O concurso é aberto a todos os artistas plásticos nacionais, que podem apresentar um projeto original, adequado à instalação num espaço de acesso público, com condições de resistência, durabilidade e segurança apropriadas. Todos os trabalhos que respeitarem as normas do concurso integrarão uma exposição pública onde se manterá o anonimato dos autores. Posteriormente será feita a avaliação final por parte do júri.

O artista vencedor receberá um prémio no valor de 2500 euros (este valor inclui o acompanhamento na execução da obra, caso não seja o próprio a executá-la e a implantação da obra no local). O prazo para apresentação das candidaturas a concurso está a decorrer até 21 de dezembro.

Calendário do concurso: prazo final para apresentação das candidaturas a concurso, 21 de dezembro de 2020; prazo para admissão e exclusão dos trabalhos, 18 de janeiro de 2021; prazo para votação da população, 22 de fevereiro de 2021; prazo para exposição dos trabalhos, de 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2021; prazo final para divulgação dos resultados do concurso, 15 de março de 2021; e prazo para levantamento das obras a concurso não selecionadas, 15 de abril de 2021.