Crato beneficia rede viária florestal municipal

Foto: facebook município do Crato

A empreitada para a beneficiação da rede viária florestal municipal foi assinada na Câmara Municipal do Crato. A rede viária florestal assume um conjunto variado de funções, que inclui a circulação e acesso às explorações agrícolas e florestais, às habitações dispersas e aos aglomerados rurais, permitindo também a realização de ações de apoio social, fiscalização e vigilância a incêndios agroflorestais.

A beneficiação dos caminhos rurais tem como objetivo criar continuidade à rede viária existente, de forma a constituir uma verdadeira “rede”, que em caso de necessidade possa ser usada com segurança pelas forças de combate aos incêndios florestais. A aprovação do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2019/2028, contempla a beneficiação da rede viária como uma das ações a executar ao longo dos anos.

Com o objetivo de fazer a prevista manutenção do piso da Rede Viária Florestal Municipal (RVFM), foi feita uma repartição dos caminhos rurais a beneficiar a três anos e dado conhecimento a todas as Juntas de Freguesia do concelho, intervindo-se anualmente em cerca de um terço da RVFM. A primeira fase desta intervenção iniciou-se no final de julho e vai ser feita em 16,6 quilómetros da RVFM, tendo sido selecionados os caminhos com maior necessidade de reparação.