Évora exige reabertura de extensões de saúde no concelho

O executivo da Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, uma moção, proposta pela CDU, intitulada “É urgente reabrir todas as Extensões de Saúde das Freguesias Rurais do Concelho de Évora”.

No documento, constata-se que, quatro meses após o fecho das extensões, adensam-se as preocupações sobre a sua reabertura. Isto, apesar da Administração Regional de Saúde do Alentejo ter garantido à câmara “a sua reabertura para breve”, em resposta recebida a 12 de julho pela autarquia. No entanto, várias freguesias têm as Extensões de Saúde sem perspetivas de reabertura ou de relocalização temporária, como são, por exemplo, os casos de São Sebastião da Giesteira e Boa-Fé.

Face a tal, a Câmara Municipal de Évora considera que “esta situação é inaceitável” e “exige à Administração Regional de Saúde do Alentejo e ao Governo que reabra, de imediato, as Extensões de Saúde ainda encerradas” e “proceda de forma a repor o direito aos cuidados de saúde públicos primários das populações do concelho de Évora”.