Água com cor nas torneiras em Elvas

Foto tirada hoje pela Rádio ELVAS nos nossos estúdios

A água do abastecimento público em Elvas, apresenta cor, tendo vários ouvintes da Rádio ELVAS manifestado o desagrado com a situação.

Esta alteração da água em Elvas já aconteceu em anos anteriores e deve-se às altas temperaturas deste verão que resultam na coloração da água, na origem. Embora possa não ser considerada insalubre, a água apresenta cor pelo que causa desconfiança nos consumidores.

Também o facto de terem existido muitas ruturas no concelho, o que traz alguns detritos para a água, provocam esta alteração na cor. Segundo nos informaram, o acidente que ocorreu na semana passada na Estação de Tratamento de Águas, numa tubagem, onde os trabalhadores de uma empresa externa estavam a corrigir o excesso de manganês, poderá também contribuir para a coloração castanha que existe na água.

Quando os níveis da Barragem do Caia se encontram mais baixos, ou há grandes amplitudes térmicas, é libertada esta substância que faz com que a água apresente esta cor, apesar de não ser considerada imprópria para consumo.

Espera-se que a situação seja entretanto corrigida a partir da Estação de Tratamento de Águas, situada entre Campo Maior e Elvas.