Terceira fase de obras no centro histórico de Viana do Alentejo

Foto: Município de Viana do Alentejo

As obras da terceira fase de requalificação do Centro Histórico de Viana do Alentejo já arrancaram, com um investimento de cerca de 600 mil euros, sendo comparticipada por fundos comunitários em cerca de 400 mil euros. Incluída no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), a candidatura foi aprovada no âmbito do Alentejo 2020.

A intervenção visa a continuação da reabilitação do espaço público, nomeadamente a conclusão da renovação do pavimento e infraestruturas, principalmente esgotos pluviais e domésticos e estruturas elétricas e de telecomunicações, e na melhoria da rede de iluminação pública. Pretende-se ainda com esta intervenção valorizar o enquadramento urbano dos elementos patrimoniais.

Com uma duração prevista de sete meses, a intervenção tem início nas ruas António José de Almeida (Cineteatro), Médico de Sousa e do Lagar Novo Largo dos Isentos.

Recorde-se que o Centro Histórico de Viana do Alentejo já teve duas intervenções anteriores: a primeira, em 2013, com um investimento total de 1,2 milhões de euros e a segunda, em 2016, teve um investimento de 1,3 milhões de euros. As três fases foram financiadas por fundos da União Europeia.