Obras aproximam Montemor do seu castelo

Dando continuidade à política de aproximação da cidade ao Castelo, através das ruas do Quebra Costas e Condessa de Valenças, o Município de Montemor-o-Novo investe agora em obras visando a utilização da área interior do Castelo, com o objectivo da respectiva reintegração na vida quotidiana dos montemorenses e de quem visita a cidade.

Trata-se de uma empreitada de requalificação dos espaços exteriores, acessos e terreiros do Castelo, para “em segurança tornar aquele espaço urbano mais apelativo e mais comodamente desfrutável”, ao mesmo tempo que “reforça a construção da memória colectiva da comunidade, pretendendo pôr fim ao estado de quase abandono que desinteressa a sua visita”, considera o Município de Montemor.

O Castelo de Montemor-o-Novo constitui uma valiosa componente da estrutura verde da cidade. “A remodelação da rede de caminhos de peões, respeitando em geral os traçados pré-existentes, ligando vários terreiros a pavimentar que disporão de novo mobiliário e arborização, reforçará esta valia”, afirma a autarquia.

Na visita recentemente efectuada, a presidente e vereação da Câmara com pelouros tiveram oportunidade de “ver o andamento dos trabalhos e de se inteirar do modo como, tecnicamente, se concretiza a estabilização de taludes, a erradicação de vegetação infestante e se prevê a regularização da escorrência pluvial na área intervencionada”, informa o município.