Monforte recua na corrida dos 40 anos de Paulo Caetano

A Câmara Municipal de Monforte, chegou a um entendimento com a Casa de Pessoal da RTP, com vista a apoiar a transmissão de uma corrida de touros a partir da Praça de Touros de Monforte. Nessa corrida, pretendia-se homenagear o cavaleiro Paulo Caetano, pela comemoração dos 40 anos de alternativa e os Forcados Amadores de Monforte, pelos 20 anos de existência.

Tal iniciativa insere-se na tradição do concelho, de há muito ligado à tauromaquia, berço de muitos e valorosos toureiros, bandarilheiros, matadores, forcados, ganadarias e coudelarias. O Município de Monforte, em representação das suas gentes, tem pugnado pela defesa deste espetáculo tão fortemente enraizado na cultura popular desta região.

Por isso, segundo a autarquia, foi “com grande tristeza” que tomou conhecimento “dos constrangimentos e problemas” colocados à organização da anunciada corrida, ainda que alheia à Câmara monfortense, “com inúmeros rumores e tomadas de posição a circular nas redes sociais”.

Assim, em reunião de Câmara Municipal de Monforte, foi deliberado recusar o apoio à realização da corrida de toiros anunciada, o qual consistia em patrocinar a Casa do Pessoal da RTP na transmissão televisiva do espetáculo.