Portalegre homenageia dois embaixadores da gastronomia

Foto: Facebook município de Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre, no âmbito das comemorações do 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a Bem Imaterial do Património Cultural de Portugal, vai homenagear Helena Henriques e José Henriques, dois embaixadores da gastronomia portalegrense. A cerimónia decorre no próximo domingo, dia 26, às 16 horas, na Santa Casa da Misericórdia da capital de distrito.

O casal portalegrense contribuiu, segundo a autarquia, “ao longo de muitos anos, para a inovação e divulgação dos pratos tradicionais de Portalegre, deixando um legado à cidade na área da formação de profissionais do sector da restauração, ao longo da gestão de cinco dos mais importantes estabelecimentos da cidade”: o “Plátano”, o “Alpendre”, o “Tarro”, o “Restaurante dos Assentos” e a “Estalagem Quinta da Saúde”.

O casal Henriques já recebeu inúmeros prémios e distinções neste sector, dos quais se destacam a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, atribuída em 2016 e a Medalha de Mérito Turístico, Grau Bronze, por serviços relevantes prestados ao Turismo, atribuída pela Secretaria de Estado em 1987, sempre em representação do Alentejo e de Portalegre.