Piscinas de Elvas abertas há um mês e com cuidados

As piscinas municipais de Elvas são as únicas da região que abriram ao público, nesta altura de pandemia. Abriram portas há um mês, no dia 15 de junho.

O horário de funcionamento é diferente do habitual e no espaço, as pessoas só entram com máscara de proteção individual e depois de medir a temperatura. Agora é também obrigatório o uso de calçado e não é permitida a utilização dos chuveiros dos balneários. Há também gel desinfetante espalhado por vários locais.

A Rádio ELVAS esteve por lá, para perceber, junto daqueles que quiseram ir a banhos, numa tarde de muito calor, de que forma encaram esta nova realidade, num verão atípico.

Há quem nos tenha dito que todos os cuidados foram assegurados pela Câmara de Elvas, neste equipamento municipal, pelo que se sente em segurança. “Isto está tudo muito bem organizado, já cá estive outra vez e está tudo com as devidas medidas de segurança”, dizia-nos uma senhora, à entrada, antes de lhe ser medida a temperatura.

Por outro lado, há também quem considere que quem entra na piscina e no espaço ao ar livre envolvente é que deve ter presente todos os cuidados necessários para evitar possíveis contágios. Por isso, a decisão de abrir as piscinas, contrariamente ao aconteceu noutras cidades e vilas da região, “foi boa”, por parte do município.

Uma outra senhora, apesar de dizer que pensa ir de férias, no mês de agosto, vê nas piscinas municipais de Elvas uma alternativa para poder desfrutar do verão quente que se vive até lá. Encontramos ainda um jovem que foi, pela primeira vez à piscina, que nos explicou de que forma procurou manter todos os cuidados necessários: “usar a máscara, afastar-me das pessoas, indo à água mantendo sempre a distância”.

Já uma das funcionárias das piscinas municipais explica que, por dia, em média, entram entre 70 a cem pessoas naquele espaço de lazer, o que contrasta com os verões passados. A mesma funcionária revela que o espaço é desinfetado, todos os dias, durante a manhã, antes de abrir, à hora de almoço, e depois de fechar.

As piscinas estão abertas todos os dias: de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas; às segundas-feiras, das 15 às 19 horas.