Reguengos com mais uma morte por Covid

Uma idosa, de 82 anos, faleceu na tarde de ontem, no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), vítima de Covid-19. A idosa era utente do lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão da Silva, em Reguengos de Monsaraz, e faz subir para 17 o número de mortes relacionado com o surto.

No concelho de Reguengos de Monsaraz  há um total de  170 casos positivos acumulados, 28 dos quais curados, 125 ativos e 17 óbitos, situação sem alterações relativamente ao dia de ontem.

Deste valor total de 125 casos ativos relacionados com o último surto, registam-se 85 na Fundação e 40 na comunidade (15 curados e 1 óbito). Estes números verificam-se num universo de cerca de 2.100 testes com resultado conhecido até ao dia de ontem, no qual foram conhecidos resultados de aproximadamente 20 testes. Estão planeados para hoje e amanhã mais cerca de 50 testes.

Relativamente ao foco infecioso verificado no Lar da FMIVPS, registam-se ao dia de ontem 20 casos positivos ativos (5 casos curados e 1 óbito) a trabalhadores e 65 utentes (15 óbitos).

Relativamente ao controlo da propagação na comunidade, não se registou qualquer caso nos últimos sete dias. A autoridade de Saúde Pública considera que o surto está em resolução, caso não existam novas cadeias desconhecidas (tecnicamente será considerado extinto depois de 28 dias sem novos casos positivos COVID relacionados com as cadeias conhecidas).

Encontram-se cinco utentes do Lar no hospital, três dos quais em cuidados intensivos. Dos casos de infeção na comunidade, há uma pessoa internada em cuidados intensivos e um em enfermaria.

De entre os profissionais positivos, todos estão a recuperar nas suas residências.