Alcaide de Olivença quer protocolo conjunto para combate à Covid-19

Foto: Ayuntamiento de Olivença

Os municípios de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, localizados na província de Badajoz, em Espanha, solicitaram o encerramento das fronteiras com Portugal na área desses concelhos junto ao Alentejo. Na base desse pedido está o surto de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz.

Questionado sobre esta situação, o presidente do município de Olivença, Manuel Andrade, e à semelhança do que o presidente da Câmara de Badajoz disse à Rádio ELVAS, alega perceber o medo que a população sente, embora considere que “o vírus não tem fronteiras”.

“Estão perto de um foco importante de contágio”, lembra o autarca. Contudo, considera que o mais importante é que fosse estabelecido, o quanto antes, um protocolo, ao nível do combate à pandemia, entre os dois países e estas regiões transfronteiriças.

Os autarcas de Villanueva del Fresno e Valencia del Mombuey, para além do encerramento de fronteiras, pedem ainda a criação de protocolos de saúde transfronteiriços e que a passagem seja apenas “para os trabalhadores que, por força maior, precisam de fazê-lo diariamente”.