Município de Campo Maior apela para não haver lixo no chão

O município de Campo Maior dá conta que nas últimas semanas tem sido recorrente a colocação de materiais diversos junto dos contentores de recolha de resíduos sólidos urbanos, referindo que “situações desta natureza não se podem e não se devem repetir no nosso concelho”.

Para as pequenas obras em casa, ou seja, obras isentas de licenciamento, os munícipes devem entregar os resíduos de construção e demolição (RCD’s), vulgarmente conhecidos como “entulhos”, no Estaleiro da Câmara Municipal/Armazém Municipal, depositado em contentor próprio e sempre devidamente separado de outros materiais, tais como plásticos, madeiras, ferros, entre outros.

O município apela ainda “a que não coloque entulhos dentro dos contentores, uma vez que os mesmos podem danificar gravemente as viaturas de “recolha de lixo” e provocar avultados custos em reparações.

No casos de os munícipes não terem forma de transportar este tipo de resíduo, podem contactar previamente os serviços de higiene e limpeza do município e solicitar a sua recolha, nas seguintes condições: os resíduos devem ser acondicionados em baldes ou sacos; devem ser colocados junto à porta de casa para facilitar a sua recolha, evitando a entrada na habitação.

Só após receber confirmação por parte dos serviços municipais com a hora e dia da recolha, é que poderá colocar os resíduos à porta, de forma a que fiquem o menor tempo possível na via pública.

Este serviço é gratuito, tal como a recolha de monos, feita porta a porta. Os contactos para solicitar este serviço são: 268 680 300 ou 962 747 039.

Da mesma forma, a Câmara Municipal apela também “para que nunca deixe resíduos domésticos fora dos contentores”.