Em Nisa 12 jovens na prevenção de incêndios

Desde o passado dia 2 e até 29 de setembro, o Município de Nisa está a desenvolver o projeto “Floresta Vigiada 2020”, através do Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Floresta. Trata-se de uma candidatura aprovada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, no âmbito da prevenção dos fogos florestais, para jovens entre os 18 e os 30 anos.

O programa tem como objetivo “promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados”.

O projeto, no concelho de Nisa, conta com a participação de 12 jovens, distribuídos por equipas de dois elementos que vão permanecer no posto de vigilância fixa na Torre das Portas de Montalvão, ao longo de seis turnos de 15 dias. Desta maneira, os jovens vão ser o primeiro aviso para a eventualidade de um fogo. E, nesta matéria, um pedido de socorro atempado pode ser o fator mais importante para o combate eficaz a um incêndio.