Semana das sopas decorre em Vila Viçosa

O pão é um elemento obrigatório da “dieta alentejana”, ao qual é dado um tratamento de rei, comprovado na grande variedade de sopas, açordas, migas e ensopados.

As sopas de origem pobre e rural, dos tempos em que a alimentação das famílias estava limitada ao que era cultivado, enriqueceram a gastronomia alentejana através dos sabores singelos que se encontrou com a adição do pão (preferencialmente duro) a uma mão cheia de ervas aromáticas, que garantem o sabor típico das sopas alentejanas, saber e arte transmitidos ao longo de várias gerações.

Os apreciadores poderão degustar num dos restaurantes aderentes uma sopa de tomate e de beldroegas, gaspacho simples, com pastelão ou com tapa, sopa de cação, açorda de bacalhau, sopa de tomate com capelas e sopa de cardim com grão.

O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” decorre durante o ano na primeira semana de cada mês, dá corpo e alma à oferta gastronómica do concelho e pretende elevar mais alto esta oferta, aliciar e trazer aos estabelecimentos de restauração do concelho os turistas e visitantes, com ofertas gastronómicas temáticas que evidenciam o melhor que há para degustar em Vila Viçosa.