Aplicação para rastrear casos Covid é o tema da “Deco”

Pode estar para breve a chegada a Portugal de uma aplicação para smartphone que permita às autoridades de saúde fazerem o rastreamento de casos de pessoas infetadas com a covid-19.

A Deco fez um inquérito a um milhar de portugueses, entre 24 e 27 abril, no qual a maior parte dos inquiridos se mostra “confortável com esta aplicação e reconhece a sua utilidade”. Helena Guerra, delegada regional da Deco explica que esta aplicação “envia alertas aos utilizadores caso entrem numa zona em que circulam pessoas infetadas com o novo coronavírus”, e até mesmo após contacto com infetados, num transporte público ou num estabelecimento comercial, por exemplo”.

No entanto, quando questionadas sobre a possibilidade de as operadoras de telecomunicações recolherem dados de localização para que as autoridades monitorizem os hábitos de mobilidade dos cidadãos durante a pandemia, “cerca de metade concorda com a medida, mas somente se esses dados forem anónimos. Se tal não for garantido, esse número cai para um terço”, explica a delegada regional da DECO.

Medidas como a emissão de certificados de imunidade, que atestam que alguém recuperado da covid-19 foi considerado imune à doença, ou a monitorização de pessoas infetadas, para garantir que estão a respeitar o período de quarentena, parecem ser amplamente aceites pela maioria dos portugueses. Embora “quase 80% dos inquiridos se sintam confortáveis com a utilização de uma aplicação que envia alertas aos utilizadores se entrarem numa área com infetados, essa percentagem cai para menos de 60% se os dados não forem anónimos”.

Se as autoridades nacionais avançarem com uma solução deste tipo, Helena Guerra garante que “é essencial que o legislador tome todas as medidas para minimizar possíveis violações de privacidade do utilizador desta aplicação, a Deco não deixará de intervir na defesa dos consumidores caso sejam verificados riscos associados à utilização desta aplicação”.

Se tiver alguma dúvida relativamente a este assunto pode contactar a Deco Alentejo através do número 266 744 564.