Prémio Natura 2000 no “Espaço Europa”

Portugal tem quatro candidaturas a concurso para o “Prémio natura 2000”, entre 27 candidaturas europeias. Este prémio, da Comissão Europeia, decorre anualmente e pretende reconhecer os locais que se empenham nas atividades de conservação da biodiversidade, aumentando a sensibilização do público para o património natural da Europa.

Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo explica que “este prémio divulga os locais inseridos na Rede Natura para que as populações se sintam responsáveis pela conservação ambiental e através deste reconhecimento há uma forte componente da economia local”. Assim estes prémios “valorizam os esforços feitos neste sentido, para tenhamos uma Europa mais sustentável, com mais qualidade de vida e com uma melhor relação com a natureza”.

Ana Pereira refere que este prémio conta com a votação do público, que pode ser feita até dia 15 de setembro. Pode votar através da página europedirect.ipportalegre.pt.

Os projetos portugueses a concurso, são a ilha das Berlengas e o trabalho de conservação do ecossistema; o Parque Natural da Quinta do Pisão, em Cascais; um projeto de preservação de morcegos; e por fim outro projeto de conservação da natureza de vinhos de qualidade, que pertence ao Douro internacional e Vale do Águeda.

 O Prémio Natura 2000 reconhece as boas práticas nos sítios Natura 2000 em cinco categorias diferentes: comunicação, benefícios socioeconómicos, conservação, reconciliação de interesses ou perceções e cooperação e redes transfronteiriças.